Qual o verdadeiro impacto de uma importação de trigo russo?

Publicado em 25/05/2011 09:08
Da visita à Rússia do vice-presidente Michel Temer ficou acordada uma nova reunião em outubro/2011 do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Rússia e o estudo para a ampliação do número de portos que poderão receber trigo daquele país, hoje restrita ao Nordeste. 

Do ponto de vista técnico, possíveis importações de trigo russo devem considerar o seguinte:

a) o Brasil precisa de trigo para fazer pão e o trigo russo não serve para isto. Serviria, no máximo, para fazer biscoitos e bolachas de qualidade inferior ou precisaria de um grande volume de trigo melhorador para atingir o ponto de pão, o que não valeria a pena;

b) o trigo russo é trigo brando e sua qualidade é inferior à do trigo brando produzido no Rio Grande do Sul. Como, porém, há algumas fábricas de biscoitos, rosquinhas e bolachas no Nordeste que importam farinha comum do estado gaúcho, poderiam eventualmente prejudicar estas vendas. Se a autorização para a entrada de trigo russo for estendida a outros portos, só aumentaria este problema para aqueles moinhos gaúchos que vendem este tipo de farinha para os estados centrais;

c) já foram feitas tentativas de importação de trigo russo em anos recentes e não agradaram pela qualidade e pelo custo do frete, talvez o maior de todos.

Do ponto de vista político sempre é bom manter boas relações com um mercado que pode abrir portas para as nossas carnes e derivados e outros produtos. 

Confrontando os dois pontos de vista, nossa opinião é: se for para abrir mercados para as carnes, que se faça o acordo, mas não acreditamos que o mercado brasileiro vá querer importar trigo da Rússia, por ter qualidade inferior e preço mais alto, devido ao frete.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto