Governo federal anuncia leilões para compra de 500 mil ton de arroz

Publicado em 26/05/2011 13:53
O Ministério da Agricultura lança, nesta quinta-feira (26), edital autorizando a realização de Leilões de Contratos de Opção de Venda Pública de arroz. O anúncio de mais esta medida de apoio à comercialização do grão no RS é comemorado pelo Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, como resultado das negociações mantidas pelos governos Estadual e Federal.

Estes contratos permitem ao produtor vender a sua produção para os estoques públicos em data futura por um preço previamente fixado (preço de exercício), funcionando como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor. No dia 2 de junho, 200 mil toneladas serão ofertadas no leilão. Quinze dias depois, devem ser leiloadas mais 150 mil toneladas e após mais 15 dias, outras 150 mil.

Segundo o presidente do Irga, Claudio Pereira, cada produtor terá direito a 20 contratos de 27 toneladas cada um, totalizando 10.800 sacas. O valor da saca será de R$ 29 para 30 de novembro de 2011. “O conjunto de medidas do Governo Federal auxilia na sustentação do preço, além de já ter estabilizado o valor e, principalmente, possibilita ao produtor a venda pelo preço mínimo”, destaca Pereira.

Outra solicitação de Mainardi e Pereira junto ao Governo Federal, que já está sendo atendida, é a organização de uma força-tarefa pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB – para agilizar o credenciamento de armazéns gaúchos para estocagem de arroz. Além disso, também devem ser implementados Leilões de Contratos de Opção de Venda Privada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário