Governo federal anuncia leilões para compra de 500 mil ton de arroz

Publicado em 26/05/2011 13:53 250 exibições
O Ministério da Agricultura lança, nesta quinta-feira (26), edital autorizando a realização de Leilões de Contratos de Opção de Venda Pública de arroz. O anúncio de mais esta medida de apoio à comercialização do grão no RS é comemorado pelo Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e pelo presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, como resultado das negociações mantidas pelos governos Estadual e Federal.

Estes contratos permitem ao produtor vender a sua produção para os estoques públicos em data futura por um preço previamente fixado (preço de exercício), funcionando como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor. No dia 2 de junho, 200 mil toneladas serão ofertadas no leilão. Quinze dias depois, devem ser leiloadas mais 150 mil toneladas e após mais 15 dias, outras 150 mil.

Segundo o presidente do Irga, Claudio Pereira, cada produtor terá direito a 20 contratos de 27 toneladas cada um, totalizando 10.800 sacas. O valor da saca será de R$ 29 para 30 de novembro de 2011. “O conjunto de medidas do Governo Federal auxilia na sustentação do preço, além de já ter estabilizado o valor e, principalmente, possibilita ao produtor a venda pelo preço mínimo”, destaca Pereira.

Outra solicitação de Mainardi e Pereira junto ao Governo Federal, que já está sendo atendida, é a organização de uma força-tarefa pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB – para agilizar o credenciamento de armazéns gaúchos para estocagem de arroz. Além disso, também devem ser implementados Leilões de Contratos de Opção de Venda Privada.

Tags:
Fonte:
MAPA

0 comentário