Triticultores argentinos já semearam 550 mil hectares e previsão é de corte de 13,5%

Publicado em 30/05/2011 11:19
Informe da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, indica que os triticultores argentinos já semearam cerca de 11% da intenção de plantio de 4,95 milhões de hectares da safra 2011/12 de trigo no país. Em números absolutos até esta data estão plantados 550 mil hectares, superando em 50 mil hectares a superfície coberta no mesmo período do ano passado.

As regiões de Salta, Rucumán, Jujuy, Catamarca, oeste de Santiago Del Estero e o centro-norte de Córdoba lideram o plantio, com o maior percentual de progresso. As províncias de Santa Fé, Entre Rios e norte e oeste de Buenos Aires se encontram como plantio atrasado devido às precipitações recebidas durante os últimos dias, que retardaram o plantio. Este novo aporte hídrico melhora a umidade nos perfis do solo sobre as zonas mencionadas. Segundo o informe, são esperadas precipitações de escassa intensidade sobre a maior parte da área agrícola para os próximos sete dias. Os ventos do norte retornaram provocando um aumento gradual nas temperaturas, ainda que os seus volumes devam manter-se abaixo do normal.

Já a Bolsa de Comércio de Rosário estima redução de 10% na área plantada

Enquanto o governo argentino estima um aumento na área plantada de trigo para a safra 2011/12, um relatório divulgado nesta sexta-feira pela Bolsa de Comércio de Rosário cita que “a intenção de plantio continua sendo inferior à da safra passada, esperando-se uma baixa de mais de 10%”.

Por sua vez o último relatório do USDA indicou que a produção de trigo argentina deverá cair de 15 milhões de toneladas, obtidas na safra 2010/11, para 13,5 milhões de toneladas da safra 2011/12.

A Argentina é o principal fornecedor de trigo ao Brasil, estimando-se uma comercialização de aproximadamente 4 a 5milhões de toneladas na próxima temporada. Assim, qualquer variação para muito mais ou muito menos na safra argentina e trigo terá repercussões sobre as origens e o custo das importações brasileiras da safra 2011/12.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.