Trigo: Plantio gaúcho em boas condições em seu início

Publicado em 30/05/2011 17:29
A última semana foi favorável aos cultivos de trigo do Rio Grande do Sul, de forma geral, o clima proporcionou boas condições às atividades agrícolas e os produtores já avançaram significativamente na semeadura segundo o governo do estado.
 
Na  semana passada, segundo o informe conjuntural do órgão de assistência técnica gaúcho, houve somente a ocorrência de chuvas isoladas, com distribuição geográfica bastante heterogênea, aliás de acordo com a previsão do INMET para o trimestre na Região Sul. Na média do Estado houve a precipitação de 26,8 mm, apesar deste baixo volume, a boa precipitação ocorrida nos meses anteriores é suficiente para a germinação dos cultivos de trigo, sendo o período de chuvas não muito intensas favorável ao trânsito do maquinário agrícola, não estando previstas chuvas significativas no início do mês de junho.
 
Assim sendo, na semana passada já havia sido semeado o equivalente a 14% da área prevista, um desenvolvimento 4 pontos percentuais maior do que o observado na safra passada, mas abaixo dos 15% médios nos últimos 5 anos, o avanço é mais significativo na região de Santa Rosa, na segunda principal região produtora do estado. Na Serra Gaúcha e no Sul do estado ainda não foram registradas atividades de plantio, a pouca precipitação não favorece até então a ocorrência de doenças fúngicas, o que pode reduzir os custos de produção e ainda não apresenta riscos de perdas de produtividade significativas neste início de cultivo. Era esperado inicialmente um aumento de 6,13% na área plantada gaúcha, porém com uma redução na produção de aproximadamente 13% em função de um clima menos favorável do que o ocorrido na safra passada, a diminuição significativa de plantio no Paraná bem como os apreciados preços no mercado internacional favorecem as expectativas de bons preços para o trigo gaúcho na próxima colheita.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AF News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário