Produtores de arroz protestam no Rio Grande do Sul

Publicado em 02/06/2011 08:38
Eles reclamam do baixo preço pago pelo grão. No município de Formigueiro, um tratoraço marcou as manifestações.
A manifestação teve a participação de cerca de 300 produtores do cereal e entidades ligadas ao setor. Centenas de tratores percorreram as ruas do centro da cidade e distribuíram arroz para a população. Eles reclamam do preço de comercialização do produto, a saca de 50 quilos está sendo vendida por R$ 17,50.

Durante o protesto, os produtores também entregaram cartas a representantes de bancos pedindo o parcelamento de dívidas.

“A diferença entre o preço mínimo estabelecido e o preço pago está provocando um caos com o endividamento e nos obrigando a largar nossos parceiros nas lavouras. Existe um índice altíssimo de empregados que estão sendo demitidos”, disse Oswaldo Becker, presidente do Sindicato Rural de Formigueiro.

A entrada de arroz do Mercosul no Brasil e a cobrança de menos impostos também foram apontadas como fatores agravantes para a crise na orizicultura gaúcha. “Hoje nós não temos como competir com um mercado que vem de fora e vende um produto que é produzido 45% mais barato que o nosso”, explicou Francisco Schardong, vice-presidente Farsul.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão