Colheita do arroz satisfaz pequenos agricultores do sul do Ceará

Publicado em 14/06/2011 08:50
A chuva veio em quantidade suficiente e permitiu um bom resultado. Quantidade colhida está dentro do previsto pela Secretaria da Agricultura.
A fartura é fruto do bom inverno no Ceará. Em Farias Brito, município da região sul do estado, de janeiro a maio choveu 1.220 milímetros. Os agricultores agora fazem a colheita dentro da água.

O clima é muito favorável à produtividade das lavouras. Os agricultores Antônio José e Antônio Rodrigues plantaram em pequenas áreas da localidade onde moram e colheram respectivamente 50 e 60 sacas de arroz.

Em um só dia, em uma área de aproximadamente meio hectare, os trabalhadores colheram 30 sacas de arroz, média prevista pela Secretaria da Agricultura, que é de 60 sacas do grão por hectare.

Como são de base familiar, os agricultores trabalham ajudando uns aos outros na colheita e o processo de debulha ainda é bastante artesanal.

João Feitosa, o mais experiente trabalhador do grupo, conta que nunca tinha colhido tanto arroz em 67 anos de vida e comemora as 102 sacas armazenadas.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.