Paraguai deverá ter trigo melhor do que a Argentina e o Uruguai na próxima safra

Publicado em 12/07/2011 08:29
Expedição privada visitou na província de Alto Paraná, as regiões de Santa Rita, Ñacunday e cercanias e percebeu que os paraguaios estão plantando muito trigo melhorador, com muito boa reologia, ao contrário dos argentinos e uruguaios, que estão priorizando a quantidade (produtividade) à qualidade. O clima está bom, agora, porque os agricultores perderam grande parte do milho, mas por enquanto parece que a colheita promete. Na região foram encontrados 5 moinhos numa mesma cidade e um deles pensa em lançar uma indústria de massas e biscoitos.

Um problema sério são os conflitos entre o “MST paraguaio”, incentivado pelo governo e os brasileiros que são os grandes produtores locais. Algumas fazendas estavam invadidas.

Se as condições climáticas continuarem favoráveis e nenhum outro fator interferir, o Paraguai deverá ter uma disponibilidade de trigo para exportação ao redor de 1 milhão de toneladas na próxima temporada.

Os triticultores que ainda tem trigo de safra velha estão vendendo aos moinhos locais por US$ 305/tonelada. Não há preços definidos para safra nova, no momento.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.