Como está a colheita de trigo na Rússia?

Publicado em 12/07/2011 08:42
Embora o Brasil não compre diretamente trigo da Rússia, a produção de trigo deste país é muito importante para se estudar a tendência dos preços mundiais do produto.

Relatório do SovEcon, o influente grupo de análise das safras soviéticas, divulgado neste fim de semana, indicou que as chuvas melhoraram as perspectivas para a colheita de grãos na Rússia de tal forma que a estimativa é de que sejam recuperados totalmente os níveis de produção de 2009, embora com alguns problemas e qualidade. O SovEcon elevou para a faixa entre 87-92 milhões de toneladas a sua nova estimativa de produção de grãos do país para este ano, contra a faixa entre 82-86 milhões anterior. A justificativa são as condições favoráveis para a formação das culturas, representadas pelas chuvas na segunda metade do mês de junho e que estão continuando neste mês de julho. Os resultados apresentados na província de Krasnodar, no sul da Rússia, onde a colheita ocorre por primeiro, mostram rendimentos de 5.500 quilos//hectare, cerca de 10% acima do rendimento do ano passado, que foi de 5.000 kg/ha. A maior parte das lavouras do país deverão ter rendimentos melhores do que os do ano passado, quando o país sofreu sua pior seca na história, com a produção caindo para apenas 61 milhões de toneladas.

A chuva levou o glúten

“Temos um bom rendimento a partir do sul da Rússia”, disse Andrey Sizov, diretor-gerente do SovEcon ao Agrimoney. Com 92 milhões de toneladas a colheita seria apenas 5 milhões inferior à de 2009, apesar da dificuldade apresentada pela seca prolongada que dificultou a semeadura de outono no ano passado.

No entanto, se as chuvas continuarem ainda podem oferecer alguma ameaça à qualidade da safra, diminuindo os níveis de proteína e glúten das espigas. “Como dizem os agricultores, a chuva lava para fora o glúten”, disse Sizov.

Estimativas americanas sobre a Rússia

As esperanças de uma boa colheita representam um grande impulso para a indústria agrícola da Rússia, após a reabertura das exportações de grãos em 01 de julho último, encerando 11 meses de proibição imposta em meio à seca. Na primeira semana após a liberação o país venceu duas grandes licitações de trigo no mercado internacional.

O Departamento de Agricultura os Estados Unidos, em relatório publicado na última sexta-feira, estimou as exportações russas no período 2011/12 em 10,5 milhões de toneladas, 500 mil a mais do que a sua estimativa anterior e mais do que o dobro das exportações da temporada passada.
Mesmo assim, as estimativas são menos generosas do que a de outros especialistas, que falam em exportações russas de 15 milhões de toneladas para a temporada.

A estimativa oficial do USDA sobre a produção de grãos da Rússia para a safra 2011/12 é de 85,5 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.