Trigo: USDA aumenta estimativa para estoques finais de trigo nos EUA

Publicado em 12/07/2011 16:39
Situação do trigo nos Estados Unidos
Os suprimentos de trigo nos EUA para 2011/12 aumentaram 90 milhões de bushels, uma vez que os estoques iniciais mais a produção compensaram as reduções nas importações e o maior uso. Os estoques iniciais foram aumentados em 52 milhões de bushels na maior parte refletindo os estoques finais da safra 2010/11, como informou o Relatório de Estoques de 30 de Junho último. A produção para 2011/12 está estimada em 2,10 bilhões de bushels (57,32 milhões de toneladas), cerca de 48 milhões de bushels acima do relatório do mês anterior (56,01 milhões de toneladas), com a melhoria da produção de trigo de inverno e da produtividade de trigo de primavera e de trigo durum, que compensaram em aproximadamente 10 milhões de bushels a área menor estimada no relatório sobre Acreagem de 30 de junho ultimo e as tradicionais importações de trigo do Canadá.

Com relação ao uso do trigo na safra 2011/12 houve um aumento com a troca do uso da semente da safra 2010/11 e maiores exportações comparadas com o último mês. A utilização de sementes dói aumentada em 7 milhões de bushels com o plantio atrasado nas planícies do norte, que mudaram o destino de parte das sementes que seriam usadas no plantio da safra 2011 para uso comercial na safra 2011/12. As exportações foram aumentadas em 100 milhões de bushels com maior oferta interna e redução da concorrência esperada do Canadá. Os estoques finais são projetados 17 milhões de bushels a menos para 670 milhões. Enquanto a maioria dos estoques permanece em volume adequado, especificamente os estoques de trigo durum estão especialmente apertados com o plantio de uma área menor e a conseqüente menor produção neste ano. O preço médio na fazenda para todos os trigo foi rebaixado  em 40 cents em cada extremidade do intervalo projetado para ficar entre $ 6,60 e $ 8,00 por bushel, rfletindo sobretudo a queda acentuada nos preços do milho neste mês.

Situação mundial
Os suprimentos globais do trigo para a safra 2011/12 foram projetados em 900 mil toneladas a mais, devido aos estoques iniciais maiores, que compensaram a produção mundial menor do que o esperado. Os estoques iniciais nos Estados Unidos e na Rússia são os responsáveis pelo grande aumento desses estoques iniciais da safra 2011/12 no Mundo, mas não apenas eles: revisões das transações e do uso de outros países em 2010/11 também contribuíram para aumentar estes estoques iniciais mundiais.

A produção mundial de trigo para 2011/12 foi projetada 1,9 milhão de toneladas a menos do que a projeção anterior, com reduções no Canadá, Ucrânia e México, compensadas com o aumento das produções dos EUA, Turquia e União Europeia. A produção do Canadá foi reduzida em 3,5 milhões de toneladas com as persistentes chuvas torrenciais e inundações na segunda metade de junho, que reduziram o plantio do trigo de primavera no sudeste de Saskatchevan e no sudoeste de Manitoba. Na Ucrânia, a produção foi reduzida em 1 milhão de toneladas diante da seca ocorrida na primavera, especialmente nas áreas do norte do centro do país, que limitou o desenvolvimento e limitou o crescimento vegetativo e o perfilhamento das plantas. A produção foi reduzida em 400 mil toneladas no México com base em relatórios oficiais do país. Já a produção da Turquia foi aumentada em 1,1 milhão de toneladas com a umidade abundante durante as safras de primavera em todo o país. A produção da União Européia foi aumentada em 600 mil toneladas diante dos rendimentos mais elevados da Espanha e da Romênia, que compensaram a redução na Hungria.
As exportações mundiais de trigo para 2011/12 foram aumentadas em 2,4 milhões de toneladas, principalmente com o aumento esperado das exportações dos EUA e da Rússia. As importações foram aumentadas na União Européia, no Egito, México, Japão, Sri Lanka, Malásia e Iêmen.

Deverá haver redução nas importações dos EUA, Coréia do Sul e Vietnã. As exportações foram elevadas para a Rússia, cujos preços relativamente baixos fazem o trigo russo ser muito competitivo no norte da África e nos mercados do Oriente Médio. As exportações da Turquia também foram aumentadas, diante da sua maior produção. Houve diminuição nas exportações da Ucrânia, refletindo uma safra menor e no Canadá, mas ambas foram mais do que compensadas pelo aumento as exportações dos EUA.

O consumo global de trigo na temporada 2011/12 foi aumentado em 3 milhões de toneladas, refletindo sobretudo um aumento da alimentação à base de trigo na União Européia, na Rússia e na Turquia, assim como no Egito, Japão e Rússia e maior uso industrial no Canadá. Estes aumentos oram parcialmente compensados pelas reduções na alimentação com trigo na Austrália, Canadá e Coréia do Sul. Os estoques finais foram projetados em 2,1 milhões de toneladas a menos, com a maior parte do declínio esperado na Rússia, Canadá e Estados Unidos.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto