Nova cultivar da Embrapa aumenta a produtividade de arroz

Publicado em 21/07/2011 08:21
Os produtores de arroz do Sul do País poderão contar, no plantio da próxima safra, que em algumas regiões têm início no mês de setembro, com a cultivar BRS Sinuelo CL, lançada neste ano pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado e Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a BASF. Sua comercialização está sob a responsabilidade da Embrapa Transferência de Tecnologia.

A BRS Sinuelo é tolerante ao herbicida Only® que, em lavouras manejadas por meio do Sistema Clearfield® Arroz, auxilia no controle eficaz do arroz vermelho sem a redução da produtividade pela competição com a invasora. Uma das principais limitações à cultura do arroz é a invasora arroz-vermelho em decorrência da redução da produtividade e qualidade do produto final, da dificuldade de controle, da extensão e do alto grau de infestação das áreas cultivadas.

O arroz-vermelho eleva os custos de produção, deprecia o valor das áreas cultivadas, e os agricultores quando entregam o produto contaminado com índices superiores a 2% de impurezas são penalizados pelas indústrias e demais componentes da cadeia produtiva com perdas expressivas no valor de venda do produto.

A cultivar BRS Sinuelo apresenta tolerância ao acamamento, às principais doenças do arroz, como a bruzone e a queima de bainhas, além de média resistência a estresses abióticos como toxidez de ferro e tolerância ao frio. Também é resistente ao degrane, não apresenta pilosidade e, ainda, possui alto rendimento industrial e boa qualidade de grão.

A cultivar é de ciclo médio e tem um tipo de planta moderna, com folhas eretas e porte baixo, alta capacidade de perfilhamento e excelente potencial produtivo, marcadamente nas regiões do RS, onde as médias são mais elevadas (Fronteira Oeste e Campanha). Quando utilizada no Sistema de Produção Clearfield®, a BRS Sinuelo apresenta vantagens indiretas como redução do custo de produção e melhor aproveitamento da adubação nitrogenada e ainda redução dos descontos pela indústria.

A importância do Arroz para o Rio Grande do Sul - O estado do Rio Grande do Sul é o responsável pela maior produção de arroz no Brasil, contribuindo com 63% da safra de 2008/2009, conforme estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Esse estado cultivou na safra 2010/2011, cerca de, 1,15 milhão de hectares com uma produtividade média em torno de 7,6 toneladas por hectare, segundo dados estimados pelo Instituto Riograndense do Arroz - IRGA.

Tags:

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.