Chuva atrasa e prejudica lavouras de feijão em Alagoas

Publicado em 02/08/2011 07:24
Em Pão de Açúcar, no sudoeste de Alagoas, o plantio de feijão foi feito em maio, mas quando as sementes mais precisaram de chuva, ela faltou.

A estiagem durou de junho até a primeira quinzena de julho, mas quando voltou a chover, já era tarde.

O agricultor José Melo plantou 1/2 hectare e tinha a esperança de colher 12 sacas. Como as plantas não se desenvolveram, o rendimento caiu para três.

Quem terminou a colheita, agora coloca o feijão no sol para secar e bater. Só depois será possível saber quanto da produção será aproveitada, a única certeza dos agricultores é que será menos do que o esperado.

Boa parte da produção é destinada ao consumo da famílias, mas este ano, com a baixa produtividade, os agricultores serão obrigados a mexer no bolso. Em Pão de Açúcar, o prejuízo nos 1200 hectares cultivados com feijão chega a 80% e atinge 1600 famílias.

O sindicato que representa os trabalhadores rurais reconhece que, por enquanto, o seguro Garantia Safra é a única saída.

A Secretaria de Agricultura de Pão de Açúcar informou que encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário a documentação necessária para que os agricultores recebam o seguro.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.