IBGE estima 3,4% menos de produção de trigo em comparação com junho

Publicado em 10/08/2011 10:08
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) espera um volume de 5,145 milhões de toneladas de trigo, quase 900 mil menos que junho de 2010. A redução é de 3,4% em comparação com esse mês.

Mauro Andre Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, destaca alguns fatores que contribuíram para isso: problemas climáticos e diminuição da produção, uma vez que o preço não foi atrativo. "No Paraná, faltou chuva na época de plantio, depois teve uma geada", diz.
A área a ser colhida está prevista em 983.881 hectares, uma redução de 5,6%, na produtividade. No Paraná, a produção de 2,5 milhões de toneladas, diminuiu em 9,6%, e a participação do Estado na produção nacional caiu de 57,0% para 49,2%. O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor, prevê um ganho de 5,4%.

Com tal queda de produção, neste ano, o Brasil deve importar mais trigo, para atender à expectativa de 10,422 milhões de toneladas de consumo interno.

Houve, além disso, redução na expectativa de produção em outras culturas como da aveia, em 4,7%, e um acréscimo de 2,9% na produção de triticale.

Tags:

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto