Trigo: O que fazer com as 1,3 milhão de toneladas que deverão sobrar no RS?

Publicado em 11/08/2011 09:32
Na entrevista que demos para o Canal Rural nesta quarta feira voltamos a mostrar que as perspectivas de preço para o trigo não são muito animadoras para o Rio Grande do Sul para a próxima temporada. O estado deve produzir cerca de 2,2 milhões de toneladas, porque as perspectivas climáticas parecem boas para o restante do período. Porém, com um consumo de apenas 900 mil toneladas, devem sobrar aproximadamente 1,3 milhões de toneladas. O que fazer com elas? Santa Catarina e Paraná, os estados mais próximos, são também auto suficientes. Vender para estados acima deles é logisticamente impraticável. Então fazer o quê? No ano passado houve a possibilidade de se exportar e foi muito bom. Contudo, neste ano, a Rússia voltou agressivamente para retomar os mercados perdidos em 2010.

Está aí um dilema para ser pensado pelos responsáveis pela comercialização da próxima temporada, a fim de evitar estoque excessivo e preços aviltados . Certamente grande parte deste trigo irá para o governo, que terá que dispender novamente grandes somas e será o comprador-mor do trigo gaúcho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário