Chuva encharca solo e provoca prejuízo às lavouras de trigo no RS

Publicado em 17/08/2011 07:13
Crescimento atrasado das plantas aumenta o risco de fungos e pragas. Especialistas orientam que os produtores devem tomar alguns cuidados.

Do Globo Rural - Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul estão preocupados. A chuva dos últimos dias encharcou o solo e a possibilidade de perdas aumentou. Como o trigo gosta de frio e tempo seco, as plantas não se desenvolveram bem.

O agricultor Maurício de Bortoli levou um mês para pulverizar uma área que normalmente seria tratada em uma semana. "Atrasa todos os manejos de controle de pragas e doenças e também a parte de adubação”, diz.

Ainda é cedo pra contabilizar os prejuízos, mas o produtor sabe que será difícil evitar as perdas. O acumulo de água formou pequenas lagoas que estão espalhadas pela propriedade. O trigo plantado em um dos pontos da plantação está completamente perdido.

Segundo o agrônomo José Ruedel, os produtores precisam tomar alguns cuidados para diminuir os prejuízos nas áreas alagadas. “Reposição do nitrogênio, se possível, e a aplicação de fungicida para prevenir a entrada de doença é fundamental nesses próximos dias”, alerta.

Tags:

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.