Chuva encharca solo e provoca prejuízo às lavouras de trigo no RS

Publicado em 17/08/2011 07:13
Crescimento atrasado das plantas aumenta o risco de fungos e pragas. Especialistas orientam que os produtores devem tomar alguns cuidados.

Do Globo Rural - Os produtores de trigo do Rio Grande do Sul estão preocupados. A chuva dos últimos dias encharcou o solo e a possibilidade de perdas aumentou. Como o trigo gosta de frio e tempo seco, as plantas não se desenvolveram bem.

O agricultor Maurício de Bortoli levou um mês para pulverizar uma área que normalmente seria tratada em uma semana. "Atrasa todos os manejos de controle de pragas e doenças e também a parte de adubação”, diz.

Ainda é cedo pra contabilizar os prejuízos, mas o produtor sabe que será difícil evitar as perdas. O acumulo de água formou pequenas lagoas que estão espalhadas pela propriedade. O trigo plantado em um dos pontos da plantação está completamente perdido.

Segundo o agrônomo José Ruedel, os produtores precisam tomar alguns cuidados para diminuir os prejuízos nas áreas alagadas. “Reposição do nitrogênio, se possível, e a aplicação de fungicida para prevenir a entrada de doença é fundamental nesses próximos dias”, alerta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário