Produtores de arroz querem campanha nacional para incentivar consumo do grão
Produtores de arroz planejam fazer uma campanha nacional para incentivar o consumo do produto. Essa seria mais uma saída para sustentar o preço, mais barata que os tradicionais instrumentos de apoio à comercialização. Se o brasileiro comer mais, vai sobrar menos produto no mercado, e a tendência é melhorar o preço pago ao produtor. O assunto foi debatido nesta terça, dia 16, em Brasília, na Câmara Setorial do Arroz.
Os representantes da Câmara aprovaram a ideia de lançar uma campanha para estimular a população a comer mais arroz. A partir de agora, o grupo vai formular uma proposta de divulgação, que será entregue aos ministérios da Agricultura, Saúde e Educação. Em média, cada brasileiro consome 45 quilos por ano.
– Se nós aumentarmos 20% este consumo - isso significa que cada pessoa teria que comer em média apenas 25 gramas de arroz a mais por dia - nós poderemos estar criando uma solução para 2,5 milhões de toneladas de excedentes, que é o excedente desta safra – disse Renato Rocha, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).