Estiagem de final de maio e início de junho foi ideal para o plantio de trigo e cevada

Publicado em 22/08/2011 09:11
O engenheiro agrônomo José Roberto Tosato avaliou a produção na região dos Campos Gerais, e conclui que o clima, até o momento, não gerou grandes perdas.
Apesar dos números, o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Deral-SEAB) José Roberto Tosato garante que a região dos Campos Gerais não foi excessivamente prejudicada pelo clima. Ao contrário, em alguns casos, e em um aspecto mais geral, geadas foram até benéficas.

Segundo ele, a estiagem de final de maio e início de junho foi ideal para o plantio de trigo e cevada, além de não atrapalhar o desenvolvimento e germinação dessas culturas. Em seguida, vieram as geadas de até -6,2°C (Castro), bastante intensas, de uma forma que não era vista na região há mais de dez anos. Mas essas baixas temperaturas não chegaram a afetar as culturas de inverno. “Deu uma ‘queimada’ nas áreas, mas as culturas continuaram se desenvolvendo normalmente, e o trigo precisa de geada. Vindo na hora certa, que nos Campos Gerais significa entre os dias 15 de maio e 10 de agosto, a geada ajuda cereais e pastagens de inverno, que rebrotam mais fortes em seguida”, explica Tosato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal da Manhã

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário