Alta umidade deve atrasar plantio no RS

Publicado em 22/08/2011 09:14
A alta umidade do solo deve atrasar os plantios de cedo de milho e feijão no RS. De acordo com o agrônomo da Emater Dulphe Pinheiro Machado Neto, a recomendação, especialmente para produtores destas duas culturas, era antecipar o plantio para evitar a época de seca, prevista a partir de dezembro. Mas ele lamenta que, com a falta de sol por períodos mais longos, a umidade esteja dificultando os trabalhos na lavoura. "Esse atraso pode ser recuperado, mas deve haver outras dificuldades adiante devido as variações do clima no Estado."

Agora, resta aos produtores esperar por períodos de maior incidência de sol. Conforme o relatório conjuntural, em 29 de agosto, deve ser divulgado na Expointer o primeiro levantamento da intenção de plantio da safra de verão, o que inclui dados relativos a arroz, feijão, milho e soja.

No caso do trigo, apesar da instabilidade climática e das altas temperaturas para esta época do ano, as lavouras ainda apresentam bom desenvolvimento vegetativo, o que mantém expectativa de boa produtividade. O controle de doenças fúngicas segue em andamento. Espera-se produção de 1,85 milhão de toneladas em 844,37 mil hectares. Sem chuva excessiva na última semana, a adubação nitrogenada em cobertura foi praticamente concluída pelos triticultores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário