Feijão transgênico aparece para enfrentar doença de mosaico dourado

Publicado em 29/08/2011 08:48
O mosaico dourado é uma das principais doenças do feijão e causa muito prejuízo na lavoura. O feijão transgênico surge como novo caminho para enfrentá-la. Essa é a primeira planta geneticamente modificada com tecnologia totalmente nacional.

No campo de pesquisas da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antonio de Goiás, a 12 quilômetros da capital, está sendo cultivado o feijão transgênico. O objetivo do experimento é verificar se o feijão modificado geneticamente resiste à doença chamada mosaico dourado, um dos maiores problemas enfrentados pela cultura. A doença é causada por um vírus transmitido pela mosca branca, pequeno inseto encontrado em todas as regiões do país.

O agrônomo e pesquisador Josias Correa de Faria é um dos coordenadores da pesquisa que começou há quase dez anos. “Nós procuramos pegar um fragmento do vírus do mosaico dourado do feijoeiro e introduzi-lo no feijoeiro. Funciona parecido a uma vacina. A planta se tornou resistente ao mosaico dourado do feijoeiro”, explica.

Por causa da resistência à doença, o feijão geneticamente modificado pode trazer economia para o produtor. “Enquanto que numa cultura convencional à época de alta incidência de mosca branca precisa de aplicações semanais de agrotóxico, nesse caso não vai precisar de agrotóxico para controlar a mosca branca”, completa o pesquisador.

“Nós analisamos dezenas de fatores nutricionais, alimentamos animais, fizemos caracterização agronômica e molecular e não encontramos nenhuma diferença entre o feijoeiro geneticamente modificado resistente ao vírus e os feijoeiros já consumidos em todas as regiões do Brasil há décadas. Esses dados nos deram segurança suficiente para demonstrar que esse feijão é seguro para o consumo humano e para o plantio no Brasil”, diz Francisco Aragão, agrônomo da Embrapa.

O feijão transgênico deve ser analisado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança em reunião marcada para 15 de setembro.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.