Produtores e pesquisadores debatem o cultivo do arroz em MT

Publicado em 30/08/2011 10:18
Acontece quinta-feira (1º de setembro) o V Seminário da Cultura do Arroz em Terras Altas e na sexta-feira (02.09), a IV reunião da comissão técnica do arroz do Estado de Mato Grosso e Rondônia. A coordenadora do Projeto de Arroz e pesquisadora da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Maria Luiza Perez Villar, fala que o objetivo do evento é mostrar a evolução da orizicultura no Estado, produção da matéria-prima e o desafio de manter o padrão de qualidade alcançado. Participam do seminário, produtores de arroz, empresários da indústria, assistentes técnicos, representantes de instituições públicas e de organizações ligadas à produção do arroz. O evento será no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), das 9h às 17h30.

Na safra 2010/2011, Mato Grosso produziu 648 toneladas de arroz de terras altas, numa área de 204 mil hectares, com uma produtividade de 3,182 quilos/hectare. Maria Luiza comenta que o projeto de desenvolvimento de tecnologia para a cadeia produtiva do arroz iniciado em 2010, já apresenta bons resultados com a difusão de novas cultivares de arroz. Nessa safra houve redução da área plantada, mas a produtividade aumentou com melhoria na qualidade dos grãos e redução no custo de produção. “Para alcançar sucesso nessa empreitada é necessário que haja tecnologias, inovações e sistemas de produção adequados, diálogo, capacitação, treinamento de técnicos que atuam na cadeia produtiva”, esclarece a pesquisadora.

O projeto de pesquisa está trabalhando na qualidade do arroz produzido e que atentam às normas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a produção de grãos tipo 1, considerado o melhor arroz para mesa. Novas variedades mais produtivas são desenvolvidas no campo experimental da Empaer, no município de Sinop, com material genético resistente à praga, doença e baixa fertilidade do solo. Villar explica que a intenção é diminuir a ociosidade das instalações das indústrias arrozeiras e aprimorar os sistemas de produção com uso de inovações e capacitação dos produtores.

O trabalho é uma parceria com o Sindicato das Indústrias da Alimentação da região Sul do Mato Grosso (Siar-Sul/Sindarroz), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), produtores de sementes de arroz e outros. O projeto tem como proposta estruturar uma rede de transferência de tecnologia em âmbito nacional implantando a Rede Brasil Arroz.

Durante o seminário os palestrantes vão abordar os seguintes temas: orizicultura e agricultura familiar em Mato Grosso, nova realidade do arroz no Estado, conquistas, ameaças e desafios da indústria arrozeira, qualidade do arroz em comparação com safras anteriores, instalação e cultivo do arroz de Terras Altas em áreas velhas sob sistema de plantio direto, rotação arroz e soja, uso do arroz na safrinha e na reforma de pastagens. E na reunião da comissão técnica apresentam a cadeia produtiva do arroz: um enfoque agroindustrial, comportamento da produção do arroz em Rondônia e desenvolvimento de cultivares, manejo e outros.

Conforme Maria Luiza, a finalidade é mostrar aos participantes a evolução da cultura no Estado, o trabalho de pesquisa em execução, conferir os problemas enfrentados pelos produtores, empresários e outros. ”Estamos trabalhando para garantir que o arroz seja oferecido ao consumidor com características do produto exigido pelo Mapa, apresentando boa qualidade e sabor,” esclarece à coordenadora.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto