Federarroz sugere “campanha da colher” em prol do consumo nacional de arroz à presidente Dilma

Publicado em 05/09/2011 08:35
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, conversou com a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho entre outros, na última sexta-feira, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), pouco antes da cerimônia de abertura da Expointer 2011. Rocha foi apresentado à presidenta pelo governador gaúcho, que enfatizou a importância das medidas adotadas pelo governo para a superação da crise de preços do setor priorizado pela presidenta.

No encontro, Renato Rocha antecipou à presidente Dilma que o maior problema da Cadeia Produtiva do Arroz era os excedentes de produção e que a solução é muito simples, “basta cada brasileiro comer uma colher de arroz a mais por dia e estaria resolvido o excedente de produção de 2,5 milhões de toneladas do mercado. E ela, sorridente, foi muito receptiva”, revelou.

A Federarroz tem sido pró-ativa na questão do consumo do arroz e feijão, a nível nacional, já que é um dos problemas estruturais do setor que ainda não foi dada a largada na busca de solução. O dirigente reconhece o esforço do governo e destaca o incentivo as exportações através dos leilões de PEP, até julho que fecharam em 700 mil ton., e que poderá chegar 1,3 milhão de ton. no final do ano safra; a aprovação da doação humanitária de 500 mil toneladas; as 500 mil toneladas de arroz que serão destinadas para ração animal; e finalmente o etanol de arroz que está em fase final.

E quanto ao consumo de arroz o que está sendo feito???    

O primeiro alerta da Federarroz nesta linha foi dado ao Governo e aos integrantes da Câmara Setorial do Arroz no MAPA, em reunião realizada em 16/08 em Brasília, com apresentações da Federarroz, da Dra. Beatriz Silveira Pinheiro, chefe da Embrapa Estudos e Capacitação e dirigentes da Rede Globo. O segundo foi em 28/08, durante o lançamento da 8ª Abertura Oficial do Plantio da Safra 2011/2012 (08/10 em Restinga Sêca), também na Expointer e finalmente a presidente Dilma Rousseff.

Na sequência a entidade buscará o aval da Cadeia Produtiva do Feijão, assim como a do arroz, e finalmente levará a proposta de uma campanha nacional de consumo de arroz e feijão aos Ministérios da Agricultura, Saúde e Educação. “Precisamos resgatar o hábito de uma alimentação saudável aos 190 milhões de Brasileiros e educar as novas gerações, pois o arroz e o feijão são ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e minerais, portanto possuem propriedades nutricionais ímpares que podem amenizar os problemas da vida moderna, como a obesidade, o diabetes e doenças cardiovasculares”. - finaliza Rocha.

Tags:

Fonte: AI Fedearroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto