Zoneamento agrícola orienta o plantio de feijão-de-corda

Publicado em 20/09/2011 14:56
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20 de setembro, as condições mais favoráveis para o plantio de feijão caupi, o feijão-de-corda, no Piauí e Maranhão. O zoneamento agrícola, com a lista dos municípios aptos e os períodos mais adequados para a semeadura, foi publicado nas portarias 364 e 365.

O estudo de risco climático indica o melhor período para plantar determinada cultura em cada município, segundo a análise histórica do comportamento do clima. Para o feijão, a indicação foi realizada com base no balanço hídrico da cultura, estimado com o uso de variáveis climáticas, como ocorrência de chuvas, temperatura e disponibilidade de água no solo.

As melhores temperaturas para o bom desenvolvimento do feijão caupi estão entre 18ºC e 34ºC. A cultura exige um mínimo de 300 mm de chuvas ao longo do ciclo. A falta de água, próximo e antes do florescimento, pode ocasionar retração do crescimento vegetativo, limitando a produção.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.