Avançam as áreas semeadas com grãos de verão no RS

Publicado em 23/09/2011 08:41
O plantio das lavouras com os grãos de verão teve um bom avanço nesta semana devido ao clima favorável. As condições a campo permitiram que a semeadura do cedo do feijão chegasse a 30% da área estimada para a safra. O milho alcançou 39% da área inicialmente prevista, reduzindo o pequeno atraso em relação aos outros anos.

O trigo também foi beneficiado. A cultura encontra-se nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e, nesta semana, majoritariamente, em enchimento de grãos, com 37%, já apresentando também 2% da área na fase de maduros e prontos para colheita. Devido ao clima quente e úmido dos últimos dias, os produtores observam a presença de doenças nas plantas, principalmente oídio e ferrugens, havendo necessidade de controlá-las. Mesmo assim, a cultura ainda apresenta bom potencial produtivo, e os agricultores se mobilizam com os tratamentos fúngicos.

O stand das lavouras de cevada até o momento ainda é considerado bom, mantendo estimativa de produtividade em 2,7 t/ha. A cultura encontra-se principalmente na fase de formação das espigas, e com presença de doenças fúngicas, principalmente ferrugens e manchas folhares, as quais estão sendo controladas com agroquímicos.

Tags:

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão