Trigo: Micheletto discute fortalecimento da cadeia produtiva

Publicado em 23/09/2011 16:07
O coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Moacir Micheletto, vai se reunir na próxima segunda-feira (26), a partir das 8h30, com a diretoria da Cooperativa Integrada de Londrina para discutir uma política de fortalecimento para a cadeia produtiva do trigo. No encontro, serão debatidos outros temas do agronegócio como o novo Código Florestal Brasileiro, em votação no Senado Federal, o seguro de renda rural, em fase de regulamentação, e o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. Vão participar também da reunião representantes da cadeia produtiva do trigo.

“O trigo é um produto considerado de segurança alimentar e de grande alcance social, pois cerca de 150 mil produtores se dedicam a essa cultura que gera em torno de 160 mil empregos diretos e 900 mil indiretos em nosso País”, destacou Micheletto. Segundo ele, é inconcebível que a principal matéria-prima na produção de pães e massas, diariamente presente na mesa do consumidor brasileiro não tenha uma política agrícola consistente “para reduzir a nossa eterna dependência externa, que no ano passado nos levou mais de U$ 1,5 bilhão, com as importações de 6,3 milhões de toneladas.

Congresso – Micheletto confirmou sua participação no XVIII Congresso Internacional do Trigo, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de outubro próximo. Promovido pela Associação Brasileira da indústria do Trigo (Abitigro), o encontro vai reunir além dos produtores de trigo, os mais expressivos dirigentes da indústria da moagem, da panificação e de massas. Altas autoridades federais farão apresentações aos cerca de 500 participantes do evento. Vários especialistas e convidados estrangeiros estão igualmente presentes. A Abitrigo representa mais de 75% da indústria de moagem de trigo.

A produção brasileira, ciclo 2011/1,  está avaliada em 5 milhões e 146 mil toneladas para uma área plantada de 2,08 milhões de hectares. A produtividade média no país, calculada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 2.46 mil quilos por ha. No Paraná, a safra é cerca de 2,5 milhões de toneladas numa área plantada de 2,48 milhões de hectares e produtividade alcançada de 2,43 mil quilos por ha. Na safra passada, a colheita brasileira de trigo foi de 5,9 milhões de toneladas. No Paraná, a safra anterior se confirmou em 3,3 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: Ass. Imprensa Moacir Micheletto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto