Ministro confirma presença na Abertura do Plantio do Arroz, dia 8

Publicado em 29/09/2011 17:08
Mendes Ribeiro Filho acompanhará a programação dos arrozeiros em Restinga Seca (RS)
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, confirmou sua presença no próximo dia oito de outubro, em Restinga Sêca (RS), para a solenidade simbólica de Abertura Oficial do Plantio da Lavoura de Arroz 2011/12. O evento é organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca e tem apoio da Prefeitura e Câmara Municipal. Mendes Ribeiro Filho acompanhará a programação oficial, o plantio simbólico e almoçará com os produtores.

           
Nesta quinta-feira, uma comitiva liderada pelo presidente da Federarroz, Renato Rocha, o presidente da Associação de Arrozeiros local, Cláudio Possebon, o prefeito municipal Tarcizo Bolzan, o vice-prefeito Paulo Salerno e a 2ª princesa Rafaela Chiapinoto, irão ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, para formalizar o convite ao governador gaúcho, Tarso Genro. “A expectativa é da presença do governador, do ministro, do presidente da Assembleia Legislativa, do Secretário da Agricultura, além de vários deputados e muitas autoridades ligadas a Cadeia Produtiva do Arroz”, diz Rocha. Cerca de 400 pessoas devem participar do evento, em Restinga Sêca. “Vamos semear a lavoura da Abertura Oficial, que será colhida em fevereiro, provavelmente com a presença da presidente Dilma Rousseff”, diz.

           
PROGRAMAÇÃO - Todas as palestras tem a ver com o momento do plantio, merecendo destaque sobre o Cenário Climático para a próxima safra a cargo de Alexandre Amaral da MetSul e ainda a palestra do novo Secretário Nacional de Política Agrícola, Caio Rocha, sobre “Perspectivas da Política Arrozeira para a Safra 2011/2012”, que apresentará suas diretrizes a frente da pasta.

 
 VITRINE - Amanhã a Federarroz e a associação local se reunirão, às 10h, na Câmara Municipal, com cerca de 30 empresas e centros de tecnologia para apresentar as condições de participação da Vitrine Tecnológica. Os espaços serão comercializados com as empresas e já contam com a presença já confirmada do Irga e da Embrapa Clima Temperado. “O que há de melhor e mais moderno em tecnologias para o arroz é apresentado neste espaço, anualmente”, frisa Renato Rocha.

 
Em 2011, 13 empresas participaram da Vitrine Tecnológica em Camaquã (RS). A meta é superar este número. Após a apresentação, dirigentes e representantes das empresas visitarão a área da lavoura da abertura e também da vitrine. Depois, todos participam de um almoço no Restaurante Gauchito, com dirigentes setoriais e das entidades municipais.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.