Clima, dólar e milho ajudam a reduzir a safra de trigo no País

Publicado em 04/10/2011 07:41
Somente o Estado do Rio Grande do Sul prevê ampliação de área e produção. No Paraná, principal produtor do cereal, a queda pode chegar a 28%.
A produção de trigo no País deve encolher ainda mais na safra 2011/2012, devido a problemas climáticos, dólar desvalorizado e concorrência com o milho. O Rio Grande do Sul é o único estado a falar em crescimento de produção do cereal. O Paraná, maior produtor da cultura fechará com recuo superior a 28% em quantidade, e Santa Catarina deve registrar queda de 12% na produção.

Segundo o gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Bestetti, o Brasil deve colher 5,1 milhões de toneladas de trigo neste ano, queda de 14%, ante os 5,9 do ano passado. Para ele, cada estado possui uma razão específica para justificar essa redução. "A queda do dólar ajudou a entrada de produtos estrangeiros no País. Fato que derrubou os preços. O milho pagou melhor este ano, portanto virou a opção de muitos agricultores. E por fim o clima, que dispensa comentários", contou.

Considerado o terceiro maior produtor de trigo do País, o Estado de Santa Catarina sofreu bastante com os baixos preços de venda do produto neste ano, fato que gerou redução de área e produção. Segundo a economista Márcia Varaschin, da Secretaria Estadual da Agricultura (Epagri/Cepa), o estado plantou 70 mil hectares na safra 2011/2012, que começará a ser colhida neste mês. "Aqui estamos na fase de floração, que corresponde a 30% de nossas lavouras. Nossa produção será de 211 mil toneladas, queda de 12% se comparado ao ano passado. Isso porque os preços não ajudaram muito, e o produtor não quer mais plantar trigo."

No Paraná a situação é mais critica e a produção deve registrar apenas 2,3 milhões de toneladas, contra os 3,4 milhões vistos em 2010. A razão para o recuo é a diminuição de área, que passará dos 1,75 milhão de hectares vistos no ano passado, para 1 milhão este ano. "Muitos produtores optaram por plantar o milho safrinha, devido os altos valores. O trigo não é a melhor opção. Além disso, ainda tivemos a perda de produção por conta das geadas e chuvas que afetaram o estado", disse Pedro Loyola, economista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

Apesar de um pequeno incremento na produção e na área de trigo, o Rio Grande do Sul foi o único estado a prever aumentos. A justificativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, responsável pelo levantamento de safras, é que os triticultores do estado não possuem outras opções para plantar durante o inverno e acabam mantendo a média de produção ano após ano. "Mais de 40% da nossa safra está na fase de enchimento de grãos e se a primavera colaborar com um tempo menos chuvoso teremos uma produção muito boa. Esperamos colher 2 milhões de toneladas, ante os 1,9 milhão de 2010. A área cresceu aproximadamente 4% esse ano, fechando com 850 mil hectares", garantiu, Tarcisio Minetto, consultor da Fecoagro/RS.

Na fazenda do produtor rural Taciano Reginato, na região de Santa Rosa (RS), o trigo não ganha novos espaços há anos, dado que a cultura tem baixa remuneração e grandes riscos de perda por conta do clima. "Não tenho como aumentar a área, prefiro manter e plantar um pouco de milho que está pagando melhor", lembrou.

Segundo a expectativa da Conab, o Brasil deve demandar na safra 2011/2012 pelo menos 10,5 milhões de toneladas de trigo. E as importações devem ser bastante altas, principalmente da Argentina, que deve ter uma safra de boa qualidade, e da Rússia. "Com isso teremos de manter as importações", afirmou Bestetti.

Por fim, os estados já estão se preparando para a entrada das novas normas de qualidade para o trigo pão. No Paraná, a Faep já realizou 11 seminários o assunto. Em Santa Catarina o movimento é o mesmo, e muitos produtores também esperam comprar as novas variedades durante a venda da safra. No Rio Grande do Sul Minetto acredita que com o começo das comercializações desta safra, as sementes das novas variedades serão compradas pelos produtores do estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário