Problemas climáticos causam redução da produção de trigo no RS

Publicado em 04/10/2011 08:10
O agricultor Vilson Schimitt plantou 44 hectares com trigo no final de abril e está colhendo uma média de 36 sacas por hectare.

O técnico agrícola Jeferson Turra, que acompanha a lavoura, acredita que a produtividade poderia ser melhor. "Foi muita umidade e ficou muito pouca luminosidade. O trigo precisa de mais luminosidade”, explica.

O preço da saca de trigo em torno de R$ 25 é considerado baixo e, por enquanto, o produto não tem comercialização garantida. "A gente tem esta esperança que o governo feche um contrato aí e a gente consiga vender”, diz Schimitt.

Este ano, o Rio Grande do Sul plantou 48.798 hectares a mais trigo em relação ao ano passado, mas deverão ser colhidas 287 mil toneladas a menos por causa do clima. O estado é o segundo maior produtor de trigo do país, só perde para o Paraná.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

    E mesmo assim o trigo está fora de mercado! O preço de 25 reais é infinitamente abaixo do ideal, que seria em torno de 35 reais. No Paraná, mais precisamente na região de Apucarana, as geadas fizeram um grande estrago, a produção foi comprometida assim como a qualidade. Quem como eu fez média de 103 sacas alqueire, vai mal empatar pois os custos superam a casa de 85 sacas. Restando ainda as despesas de colheita e frete que juntas somam mais 12 sacas de custo por alqueire. De 67,8 alqueires que cultivei não sobra nada! Agora sem mercado, a coisa tende a piorar com os juros impostos pelas revendas e cooperativas. Mais uma vez trocamos meia duzia por cinco!

    0