Federarroz dá a largada para a safra de arroz brasileira

Publicado em 06/10/2011 14:35
8ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz - Safra 2011/12 - será sábado, em Restinga Sêca (RS).
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca, dão a largada no próximo sábado (8/10) para a safra 2011/12, com a 8ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz. A programação acontece no Parque de Eventos de Restinga Sêca, a partir das 9h deste sábado, e será concluído à noite, com o concurso que escolherá as soberanas da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, já confirmou presença, bem como o secretário da Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi. Ainda é aguardada a confirmação da presença do governador Tarso Genro e do presidente da Asselbeia Legislativa, Adão Vilaverde. Também devem estar presentes deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região, além de lideranças da cadeia produtiva.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, além da solenidade, que simbolizará o início do plantio das lavouras de arroz, comandada pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, Federarroz e Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca, prepararam uma programação técnica para a manhã do sábado, que incluirá três palestras: Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, falará sobre o cenário climático para 2011/12, o secretário nacional de Política Agrícola (SPA/MAPA) Caio Rocha, abordará as perspectivas de política arrozeira para a próxima safra e o secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, falará sobre o futuro do agronegócio do Rio Grande do Sul.

Também está programada uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes e os dirigentes da Federarroz para tratar do evento, da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em fevereiro de 2012, e dos cenários para a safra arrozeira 2011/12. Cerca de 700 pessoas são esperadas para esta programação.

RAINHA - Na programação social do evento, a comunidade arrozeira gaúcha se reunirá no sábado à noite, no Clube Seco, para eleger as soberanas da 22ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Cerca de 8 concorrentes buscarão o título de rainha da 22ª Abertura, representando associações arrozeiras de diferentes municípios. O presidente da Associação de Arrozeiros de Restinga Sêca, Cláudio Possebom, informa que cerca de 400 pessoas se farão presentes ao jantar-baile. Para ele, este evento será uma prévia da Abertura da Colheita, em fevereiro, na cidade.

CENÁRIO - O presidente da Federarroz, Renato Rocha, destaca que o cenário para a próxima safra é preocupante. Segundo ele, haverá uma redução de área plantada superior a 10%, de acordo com levantamento do Irga, e também há problemas com o nível de água das barragens para irrigação na Fronteira Oeste e na Campanha. Frisa, no entanto, que graças à tecnologia adotada pelas lavouras, e apesar da descapitalização e do endividamento acumulado pelo setor, o Brasil não corre riscos de desabastecimento. “Há estoques de excedentes e a safra será normal. O que precisamos, agora, é assegurar condições justas para o arrozeiro comercializar sua produção em preços remuneradores, que cubram os custos, o que não acontece há duas safras, para tanto estaremos solicitando agora ao Governo: a manutenção dos mecanismos, apoio na repactuação dos financiamentos da safra passada, liberação de recurso antes do inicio da próxima colheita para dar suporte ao mercado e uma campanha nacional para aumento de consumo de arroz e feijão”, avisa.
 
8ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz - Safra 2011/2012”

Programação:

Data:             08/10/2011 (sábado)

9h -                Cenário Climático Safra 2011/2012 - Alexandre Aguiar - MetSul Meteorologia

9h30min -    Coletiva Imprensa - Federarroz

10h -                          Perspectivas da Política Arrozeira para a Safra 2011/2012 - Caio Rocha - Secretário Nacional de Política Agrícola do MAPA

10h30min -  Futuro do Agronegócio do Rio Grande do Sul - Luiz Fernando Mainardi - Secretário Estadual da Agricultura

11h -              Pronunciamento das Autoridades

11h30min - Abertura Oficial do Plantio da Safra 2011/2012 (plantio Lavoura da Abertura)

12h -              Almoço no local

Local:            Centro de Eventos de Restinga Sêca - RS

“Jantar-baile Concurso Rainha da Abertura da Colheita 2012”

 Data:             08/10/2011 (sábado)

Local:                        Clube Seco - Av. Borges de Medeiros, 233 - Centro - Restinga Sêca/RS

Hora:             20h30min

Traje:             Passeio

Valor:            R$ 25,00

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário