Arroz terá redução de área plantada em Mato Grosso, aponta IBGE

Publicado em 07/10/2011 16:06
O levantamento da produção agrícola para a safra 2011/2012 divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o arroz pode ter redução de 27% na área plantada. O documento prevê 168 mil hectares plantados contra 205 mil na safra anterior.

A estimativa pode influenciar o produtor na escolha da cultura. O arroz, que não tinha perspectivas de bons preços, passa a ser uma alternativa viável, segundo o analista do mercado de arroz da consultoria Safras&Mercados, Eduardo Aquiles.

“Essa redução de área cultivada poderá levar a um aumento de preços, no entanto, não podemos esquecer que existem outros fatores que tem muita influencia no mercado, tal como o valor pago no mercado internacional, o montante de oferta disponível mundialmente, o efeito câmbio e a situação da produção no Mercosul”, pontuou Aquiles.

O analista acrescentou que também é preciso analisar outros aspectos antes da escolha da cultura.

“Há também a questão da tecnologia já implementada na propriedade, o que dificulta a troca por causa do aumento de investimentos, e, consequentemente do endividamento, além do tempo usado para o aprendizado da nova cultura”, frisou.

Além dos preços, outro atrativo para a rizicultura é a estimativa de produção destacada pelo IBGE. Mesmo com a redução de área plantada em 27%, espera-se queda de produção em apenas 18%.

O engenheiro agrônomo e diretor da Agro Norte Pesquisa e Sementes, Ângelo Maronezzi, atribui a estimativa da queda de produção abaixo da redução de área plantada, principalmente às tecnologias empregadas na lavoura.

“As tecnologias para desenvolvimento de sementes e plantio evoluíram bastante. Em Mato Grosso, por exemplo, temos o arroz Cambará, que este ano chega a 1 milhão de sacas de sementes vendidas e que domina 80% do mercado de sequeiro, tem uma produção fantástica, justamente porque foi desenvolvido para as condições da região. Imagina então um produto bom com as técnicas modernas de plantio. O resultado é esse mesmo esperado pelo IBGE”, explicou.

No centro oeste o arroz pode ser plantado na primeira safra, em outubro e novembro, ou na segunda safra, nos meses de janeiro e fevereiro.

Tags:

Fonte: Black & White Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto