Arroz terá redução de área plantada em Mato Grosso, aponta IBGE

Publicado em 07/10/2011 16:06
O levantamento da produção agrícola para a safra 2011/2012 divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o arroz pode ter redução de 27% na área plantada. O documento prevê 168 mil hectares plantados contra 205 mil na safra anterior.

A estimativa pode influenciar o produtor na escolha da cultura. O arroz, que não tinha perspectivas de bons preços, passa a ser uma alternativa viável, segundo o analista do mercado de arroz da consultoria Safras&Mercados, Eduardo Aquiles.

“Essa redução de área cultivada poderá levar a um aumento de preços, no entanto, não podemos esquecer que existem outros fatores que tem muita influencia no mercado, tal como o valor pago no mercado internacional, o montante de oferta disponível mundialmente, o efeito câmbio e a situação da produção no Mercosul”, pontuou Aquiles.

O analista acrescentou que também é preciso analisar outros aspectos antes da escolha da cultura.

“Há também a questão da tecnologia já implementada na propriedade, o que dificulta a troca por causa do aumento de investimentos, e, consequentemente do endividamento, além do tempo usado para o aprendizado da nova cultura”, frisou.

Além dos preços, outro atrativo para a rizicultura é a estimativa de produção destacada pelo IBGE. Mesmo com a redução de área plantada em 27%, espera-se queda de produção em apenas 18%.

O engenheiro agrônomo e diretor da Agro Norte Pesquisa e Sementes, Ângelo Maronezzi, atribui a estimativa da queda de produção abaixo da redução de área plantada, principalmente às tecnologias empregadas na lavoura.

“As tecnologias para desenvolvimento de sementes e plantio evoluíram bastante. Em Mato Grosso, por exemplo, temos o arroz Cambará, que este ano chega a 1 milhão de sacas de sementes vendidas e que domina 80% do mercado de sequeiro, tem uma produção fantástica, justamente porque foi desenvolvido para as condições da região. Imagina então um produto bom com as técnicas modernas de plantio. O resultado é esse mesmo esperado pelo IBGE”, explicou.

No centro oeste o arroz pode ser plantado na primeira safra, em outubro e novembro, ou na segunda safra, nos meses de janeiro e fevereiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Black & White Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário