Conab realiza leilões de café e arroz

Publicado em 11/10/2011 08:40
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta semana leilões para a comercialização de cerca de 155 mil toneladas (t) de grãos. Serão negociadas 150 mil t de arroz e cerca de 5 mil toneladas de café. Os produtos são provenientes do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Além dos grãos, a Companhia irá oferecer 2.986 contratos de opção de venda de repasse de arroz.

Na terça-feira (11), será realizada a operação, prevista no aviso 413, de Prêmio para repasse de 2.986 contratos de opção de venda de arroz em casca, safra 2010/2011. Poderão participar do leilão interessados que tenham como atividade principal e estejam em plena atividade: indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes. O produto não poderá ter como destino final os estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste; os estados de Tocantins, Pará e Rondônia; e os seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Na sexta-feira (14), será realizada a operação de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) rural de arroz em casca e/ou sua cooperativa, sediados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pela venda e escoamento de 150 mil t de arroz em casca, tipo 3 ou pior, safra 2010/2011. Segundo o aviso 417, o participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do grão para avicultores e suinocultores que dispõem de indústrias próprias de ração animal, pessoa física ou jurídica, inclusive integradores.

Ainda na sexta-feira (14) serão comercializadas 5 mil t de café ensacadas, de acordo com os avisos 415 e 416. O grão é proveniente dos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Saiba mais:

Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – O governo concede uma subvenção econô mica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.

Contrato de Opção de Venda - É um contrato negociado pelo governo que permite ao produtor ou cooperativas vender a sua produção para os estoques públicos, em data futura, por um preço previamente fixado. Esse instrumento assegura ao seu detentor o direito de entregar ao governo a quantidade de produto vinculada à operação no seu vencimento, desde que respeitadas as especificações definidas no contrato. Funciona como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.