Conab realiza leilões de café e arroz

Publicado em 11/10/2011 08:40 216 exibições
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta semana leilões para a comercialização de cerca de 155 mil toneladas (t) de grãos. Serão negociadas 150 mil t de arroz e cerca de 5 mil toneladas de café. Os produtos são provenientes do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Além dos grãos, a Companhia irá oferecer 2.986 contratos de opção de venda de repasse de arroz.

Na terça-feira (11), será realizada a operação, prevista no aviso 413, de Prêmio para repasse de 2.986 contratos de opção de venda de arroz em casca, safra 2010/2011. Poderão participar do leilão interessados que tenham como atividade principal e estejam em plena atividade: indústrias de beneficiamento ou de transformação e comerciantes. O produto não poderá ter como destino final os estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste; os estados de Tocantins, Pará e Rondônia; e os seguintes países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname.

Na sexta-feira (14), será realizada a operação de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) rural de arroz em casca e/ou sua cooperativa, sediados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pela venda e escoamento de 150 mil t de arroz em casca, tipo 3 ou pior, safra 2010/2011. Segundo o aviso 417, o participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do grão para avicultores e suinocultores que dispõem de indústrias próprias de ração animal, pessoa física ou jurídica, inclusive integradores.

Ainda na sexta-feira (14) serão comercializadas 5 mil t de café ensacadas, de acordo com os avisos 415 e 416. O grão é proveniente dos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Saiba mais:

Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – O governo concede uma subvenção econô mica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.

Contrato de Opção de Venda - É um contrato negociado pelo governo que permite ao produtor ou cooperativas vender a sua produção para os estoques públicos, em data futura, por um preço previamente fixado. Esse instrumento assegura ao seu detentor o direito de entregar ao governo a quantidade de produto vinculada à operação no seu vencimento, desde que respeitadas as especificações definidas no contrato. Funciona como um seguro ao produtor contra a queda de preços e permite melhorar também os preços ao consumidor.

Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário