Arroz: Safra nos EUA terá quebra de 23%

Publicado em 18/10/2011 11:14
As altas temperaturas no Estado do Texas, nos EUA, podem levar o país a ter a pior produção de arroz dos últimos 13 anos. De acordo com estimativa do USDA (Departamento de Agricultura norte-americano) a próxima safra do grão deve ser de 8 milhões de toneladas, número 23% menor em relação a 2010. Segundo estimativas da Texas A&M University os agricultores do Estado já contabilizam prejuízos da ordem de US$ 5,2 bilhões.

Números do USDA apontam que entre os seis maiores Estados produtores de arroz, apenas a Califórnia terá uma safra maior este ano. Em Arkansas, por exemplo, a quebra na produção será de 32% devido às fortes chuvas registradas em abril e maio.

A baixa produção norte-americana nesta safra já influencia as cotações futuras do arroz negociadas em Chicago. Nas duas últimas semanas, os preços atingiram o maior nível diante do receio da retração na oferta dos EUA, hoje maior exportador mundial do cereal.

No entanto, os fatores climáticos não limitam a oferta apenas nos EUA. Na Tailândia, recentes inundações podem destruir cerca de 5 milhões de toneladas de arroz branqueado, segundo informações do próprio País. No Vietnã, mais de 27 mil hectares de arroz também foram afetados pelas chuvas. Atrás apenas dos EUA, Tailândia e Vietnã são responsáveis pelos principais embarques do grão no mundo.    

Apesar das baixas mundiais na produção de arroz, dados do USDA estimam que a produção global do grão branqueado deste ano pode ser a maior da história, chegando a 461,4 milhões de toneladas. Já o Instituto de Pesquisa Internacional do Arroz, nas Filipinas, prevê um número 1,4% menor, com 455 milhões de toneladas de arroz, número ainda recorde para o cereal.

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.