Alegrete e Manoel Viana: Expectativa é de Encerrar Outubro com 80% da Área Plantada

Publicado em 21/10/2011 08:43
Segundo o 9ª NATE/Irga até dia 21, a estimativa é de 43% das áreas plantadas. As regiões do Passo do Silvestre e Itapororó, já tingiram 60% da área plantada.
Os orizicultores das regiões de Alegrete e de Manoel Viana estão avançando na safra 2011/2012, com o trabalho em suas lavouras, neste momento, considerado preferencial para o plantio. “O produtor deve aproveitar plantar o máximo que puder neste período”, orienta o Engº Agrônomo do 9º NATE/Irga, Luis Henrique Ereno.

Segundo o IRGA, o mês de outubro é o período que se tem mais eficiência nos recursos, seja ele natural (água, radiação solar) ou os recursos aplicados pelo produtor, como por exemplo fertilizantes e herbicidas. Outra importante orientação destacada é de que o produtor deve aproveitar as chuvas deste mês. “Serve para a emergência das lavouras, assim evitando ter que banhar para nascer o arroz”, conclui o agrônomo do Irga.

Reativação de Levantes - O presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Osório Dornelles, lembra aos produtores para o planejamento do Sistema de Irrigação. “O produtor não deve deixar para o último momento, faça a sua programação, se antecipe e solicite, pois poderá comprometer o andamento dos cultivares do arroz”, salienta.   A religação dos levantes é feita pela empresa AES SUL e até o momento segundo o Coordenador Operacional de Alegrete da Concessionária, Ariel Cardoso Filho, já foram feitas 98 reativações, dos cerca de 500 levantes cadastrados.  “A grande demanda é na primeira quinzena de novembro. Mas aqueles produtores que puderem fazer seus pedidos antes, será melhor, poderemos programar melhor nossas equipes, pois  temos uma força de trabalho limitada e isto pode comprometer as demandas”, salienta o Coordenador Operacional da AES SUL, em  Alegrete.  O prazo de reativação após a solicitação é de 7 dias.

Este fato também é importante pois, as lavouras que foram plantadas em setembro, já estão em fase de realizar os tratos culturais, como por exemplo o de realizar a aplicação de herbicidas, adubação de cobertura (uréia) e irrigação, isto quando as plantas já atingiram 4 folhas.

ALERTA DO IRGA - O IRGA faz um alerta aos produtores  no sentido de não plantar acima da capacidade irrigação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ass. dos Arrozeiros de Alegrete

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário