Alegrete e Manoel Viana: Expectativa é de Encerrar Outubro com 80% da Área Plantada

Publicado em 21/10/2011 08:43 327 exibições
Segundo o 9ª NATE/Irga até dia 21, a estimativa é de 43% das áreas plantadas. As regiões do Passo do Silvestre e Itapororó, já tingiram 60% da área plantada.
Os orizicultores das regiões de Alegrete e de Manoel Viana estão avançando na safra 2011/2012, com o trabalho em suas lavouras, neste momento, considerado preferencial para o plantio. “O produtor deve aproveitar plantar o máximo que puder neste período”, orienta o Engº Agrônomo do 9º NATE/Irga, Luis Henrique Ereno.

Segundo o IRGA, o mês de outubro é o período que se tem mais eficiência nos recursos, seja ele natural (água, radiação solar) ou os recursos aplicados pelo produtor, como por exemplo fertilizantes e herbicidas. Outra importante orientação destacada é de que o produtor deve aproveitar as chuvas deste mês. “Serve para a emergência das lavouras, assim evitando ter que banhar para nascer o arroz”, conclui o agrônomo do Irga.

Reativação de Levantes - O presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Osório Dornelles, lembra aos produtores para o planejamento do Sistema de Irrigação. “O produtor não deve deixar para o último momento, faça a sua programação, se antecipe e solicite, pois poderá comprometer o andamento dos cultivares do arroz”, salienta.   A religação dos levantes é feita pela empresa AES SUL e até o momento segundo o Coordenador Operacional de Alegrete da Concessionária, Ariel Cardoso Filho, já foram feitas 98 reativações, dos cerca de 500 levantes cadastrados.  “A grande demanda é na primeira quinzena de novembro. Mas aqueles produtores que puderem fazer seus pedidos antes, será melhor, poderemos programar melhor nossas equipes, pois  temos uma força de trabalho limitada e isto pode comprometer as demandas”, salienta o Coordenador Operacional da AES SUL, em  Alegrete.  O prazo de reativação após a solicitação é de 7 dias.

Este fato também é importante pois, as lavouras que foram plantadas em setembro, já estão em fase de realizar os tratos culturais, como por exemplo o de realizar a aplicação de herbicidas, adubação de cobertura (uréia) e irrigação, isto quando as plantas já atingiram 4 folhas.

ALERTA DO IRGA - O IRGA faz um alerta aos produtores  no sentido de não plantar acima da capacidade irrigação.

Tags:
Fonte:
Ass. dos Arrozeiros de Alegrete

0 comentário