Programa PagaPedra garante segurança aos investimentos na Lavoura de Arroz

Publicado em 28/10/2011 09:27
Programa abre inscrições no dia 31 de outubro.
Além de uma série de riscos que possam afetar as lavouras de arroz, o maior deles são os problemas climáticos como o granizo, enchente e seca grande. Pensando nisso, a Associação dos Arrozeiros de Alegrete oferece mais um serviço aos orizicultores, o de auxílio mútuo por perdas nas lavouras de arroz, ocasionadas pelo granizo, denominado Programa PagaPedra.

No início desta semana, a diretoria da entidade reuniu os associados para o lançamento do Programa para a safra 2011/2012, onde foi apresentado o Regulamento e foi definido o novo Comitê Gestor. “O Pagapedra diminui os riscos do arrozeiro imposto pelo clima, caso específico do granizo. É muito investimento a céu aberto.

Após dois anos à frente do programa, Gustavo Thompson Flores, passou a gestão, após votação dos presentes, para o Engenheiro Agrônomo e produtor, Juliano da Silveira Souto e como secretário, o produtor e Téc.Agrícola Tassiano Pozzer. “Este é um projeto feito por produtor e conduzido por produtor, portanto busca resolver um grande problema da lavoura arrozeira de forma simples e eficaz. Eu já tinha participado do programa como secretário, agora como gestor vou seguir fazendo o bom trabalho”, avalia Juliano Souto.

O programa que está entrando em seu quarto ano, na safra 2011/2012, é destinado a todos os arrozeiros de Alegrete e adjacências e abre suas inscrições, no próximo dia 31 de outubro. O Pagapedra prevê o pagamento de uma taxa de adesão para as despesas administrativas e a caução em produto para formação do fundo.

A adesão nos três últimos anos demonstra a boa aceitação do programa entre os produtores, inclusive de outros municípios, pois possui excelente relação custo/ benefício e a taxa de adesão ao programa gira em torno de 0,2% do custo da produção por hectare. Na safra 2008-2009 foram cobertos pelo Pagapedra, 23.328 ha, pertencentes a 69 produtores com lavouras em Alegrete, Quarai, Uruguaiana e Manoel Viana. Na safra 2009-2010, o Programa abrangeu 22.233,91 hectares na adesão de 80 produtores com lavouras em Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Quarai, Manoel Viana e Livramento. Na última safra 82 produtores aderiram ao programa, totalizando uma área de 28.089 hectares inscritos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ass. dos Arrozeiros de Alegrete

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário