Grãos: safra pode superar produção do ciclo anterior

Publicado em 09/11/2011 13:56
Entre os principais fatores para este resultado está o comportamento climático
O Brasil colherá uma safra que pode superar o ciclo anterior desde que as condições climáticas sejam favoráveis. A avaliação é do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Caio Rocha, que participou da a apresentação do anúncio da pesquisa de intenção de plantio da safra 2011/2012 nesta quarta-feira, 9 de novembro. Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram em campo de 18 a 21 de outubro para fazer o levantamento das culturas.

“Neste ano, as chuvas começaram na época certa e estão permitindo a realização do plantio na época correta, diferente do que ocorreu no ano passado, quando as chuvas atrasaram em importantes regiões produtoras do Centro-Sul,” esclarece Rocha.

Para o próximo trimestre, conforme a tendência da manifestação do fenômeno La Niña, a região Sul continua com grande probabilidade das chuvas ocorrerem entre as categoriais normal e abaixo da normal climatológica. Essa previsão mantém os produtores do Rio Grande do Sul em alerta sobre a possibilidade de falta de chuva na época do enchimento de grãos do milho e do desenvolvimento e floração da soja.

A previsão climática indica maior probabilidade das chuvas ocorrerem normal e acima da normal no centro e norte da região Norte do país. Ao contrário do Sul, pode ocorrer excesso de chuva em áreas isoladas do sudeste e sul da região  Nordeste, motivo de preocupação no desenvolvimento e na época de colheita da soja.

A área plantada de grãos deve ficar entre 50,5 e 51,41 milhões de hectares com variação na produção de 157,2 a 160,5 milhões de toneladas. A região Centro-Sul responde por 88% da produção nacional.

“Por se tratar dos primeiros levantamentos da produção brasileira no ciclo 2011/2012, muitos fatores de produção podem influenciar nos números da safra”, afirma o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Airton Camargo. O resultado é esperado com base na tecnologia utilizada nas principais culturas e as previsões em relação ao comportamento do clima para esta safra, alerta Camargo. A estatal trabalha com a média obtida nas últimas cinco safras, descartando os anos atípicos e agregando novas técnicas agrícolas.

Tags:

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto