Novo levantamento da Conab reduz safra de arroz

Publicado em 10/11/2011 07:54
A safra de arroz no Brasil deverá cair, no mínimo, 10%, em relação à safra do ano anterior, com a média da produção sendo estimada em 12, 246 milhões de toneladas e redução superior a 1,3 milhão de toneladas sobre a safra anterior.      A Conab, ainda neste levantamento, projeta a produção entre o limite inferior de 11, 970 milhões (- 12%) e o limite superior de 12, 523 milhões de toneladas (-8%).

A região Centro- Oeste tradicional produtor de arroz, principalmente de sequeiro, deverá reduzir em torno de 20%, com destaque para o Mato Grosso do Sul (até 29,8%), Mato Grosso (até 22,8%) e Goiás (até19%).

Também no Nordeste, importantes estados produtores deverão apresentar reduções significativas para a próxima safra, destaque para o Maranhão (até 12,2%) e Piauí (até 11,7%).

A área plantada média, no atual levantamento, ficou em 2, 715 milhões de hectares (limite inferior de 2, 672 milhões e superior de 2, 756 milhões de hectares), uma retração de quase 4% sobre o ano anterior e possivelmente a menor área de plantio da história da orizicultura nacional.

A Conab prevê para o Rio Grande do Sul, maior produtor de cereal do país, área de média de 1, 136 milhão hectares, (redução de apenas 3%), produtividade média de 7.000 kg/há (redução de 7,9%) e produção média de oito milhões de toneladas, superior as atuais projeções das entidades de pesquisa gaúchas.

Os baixos preços praticados durante todo o ano, o direcionamento dos produtores para culturas de maior rentabilidade, como o milho (crescimento de 10%) e a soja (crescimento de 5%); a elevação dos custos de produção e a capacidade hídrica limitada em algumas importantes regiões produtoras do Rio Grande do Sul justificam este cenário e sinalizam uma expectativa de forte redução dos excedentes para 2012.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Marco Aurélio Tavares

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário