Leilão de Recompra de Opções vende 89% da oferta

Publicado em 29/11/2011 06:29
O leilão de recompra de contratos de opção de venda de arroz realizado, nesta segunda-feira, 28 de novembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou 3.291 contratos dos 3.704 ofertados no RS e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul foram negociados 2.698 contratos, ou 86,92%, dos 3.104 contratos ofertados e em Santa Catarina, foram negociados 593 contratos ou 98,85 dos 600 contratos ofertados.

A recompra constitui-se em uma subvenção econômica concedida pelo Governo, com o objetivo de equalizar os preços de exercícios das opções de venda lançadas pelo Governo e os preços praticados no mercado, desonerando o Governo da obrigação de adquirir o produto e conseqüentemente, do produtor, entregá-lo ao governo. O titular do contrato de opção de venda, ao arrematar o prêmio e cumprir com todas as exigências do edital, receberá o valor da subvenção econômica objeto do leilão e perderá o direito de exercer a opção de venda originalmente contratada, cujo preço de referência para o arroz tipo 1 e 57 a 59 de inteiros é de R$ 29,00, nos editais 182/11 e 216/11.
 
O participante do leilão, para fazer jus ao recebimento do prêmio, de R$ 3,17 por saco de 50 kg, deverá comprovar a venda para indústrias de beneficiamento ou de transformação, ou para comerciantes de arroz beneficiado ou em casca, pelo preço de mercado e segundo a classificação enquadrada na instrução normativa numero 12. O prazo do pagamento do produto será ate 30 de dezembro de 2011.O valor a ser pago pelas indústrias de beneficiamento ou pelos comerciantes será o constante da Nota Fiscal emitida pelo titular do contrato de opção de venda, pelo preço de mercado.

O pregão apresentou interesse moderado, principalmente, porque grande parte dos produtores detentores de contratos de opção deverá exercer a opção de venda ao governo e que o produto já se encontra armazenado em unidades credenciadas junto a Conab.

O mecanismo além de promover um seguro de preços, também proporciona uma melhor equalização nos preços e oferta ao mercado, permitindo ao produtor alternativa de comercialização, ou seja, de receber um prêmio, que retrata a diferença entre os preços de referencia e aquele praticado pelo mercado. Assim, evita a entrega do produto ao governo e a necessidade de armazenagem em local credenciado e também, disponibiliza o produto para o mercado interno ao um preço compatível com o valor de vencimento da opção.

No próximo dia 15 de dezembro serão realizados novos leilões, possivelmente, de recompra e de repasse contemplando os últimos três editais do programa de opções lançados pelo Governo Federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Marco Aurélio Tavares

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário