Banana: Minas organiza produção para exportar

Publicado em 12/04/2012 11:41
Primeiro embarque está previsto para o segundo semestre.
A safra mineira de banana, em 2012, deve somar 657,0 mil toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a previsão corresponde a um aumento próximo de 1,0% sobre a safra anterior, seguindo a série histórica de pequenos avanços anuais da produção. Mas os produtores do Estado poderão ter um novo estímulo para investir na atividade, porque está previsto para o segundo semestre o início de exportações regulares da fruta.    

As perspectivas de uma nova situação para o setor foram confirmadas pela Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), sediada em Janaúba, na região Norte de Minas. De acordo com o presidente da entidade, Jorge Luiz Raymundo de Souza, apesar da crise econômica mundial, os agricultores apostam na organização da atividade para colocar grande volume de banana prata no mercado internacional, porque estão avançados os preparativos de um protocolo para a exportação da fruta.  

“O protocolo é um conjunto de normas ou boas práticas para todos os estágios da atividade, desde o plantio até o transporte para os destinos internacionais”, explica o dirigente. Os estudos são desenvolvidos em parceria pela Abanorte, Sebrae-MG, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal  de Viçosa (UFV) e Central Exporta Minas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede).

Na definição dos padrões para a banana de exportação, acrescenta o empresário, será dada atenção especial às condições de preservação da qualidade do produto nos contêineres, como os cuidados com a  embalagem da fruta, a temperatura e  o nível de oxigênio, entre outros fatores. O empresário enfatiza que esses aspectos são de fundamental importância para a manutenção das condições da banana até seus destinos no mercado internacional.
       
As boas práticas a serem seguidas nas propriedades e em todos os estágios seguintes, até a entrega da banana nos portos estrangeiros, devem ser definidas até meados do segundo semestre. De acordo com a previsão da Abanorte, até novembro o primeiro contêiner com banana prata de Minas segue para a Europa ou Oriente Médio.

Souza considera que a prata tem condições de competir com as demais variedades conhecidas pelos europeus porque é a mais adequada para ser incluída em saladas de fruta. “Após ser cortada, a fruta mantém durante maior tempo o sabor original e não fica escurecida”, ele explica.

As exportações da fruta deverão ser feitas rotineiramente a partir de 2013, porque, de acordo com Souza, alguns mercados demonstram interesse especial pela fruta e, segundo Souza, até gostariam de antecipar as compras.  “Principalmente a Alemanha, onde a degustação da banana prata foi incluída nas edições dos três últimos anos da Feira Frutilogística, realizada em Berlim”, acrescenta o empresário.

O produto também foi apresentado, com apoio da Exportaminas, nas três últimas edições da Gulfood, feira de alimentos realizada em Dubai, no Oriente Médio. O dirigente da Abanorte diz que os produtores estão satisfeitos com o resultado das degustações da fruta nesses eventos e com a informação de que a crise econômica mundial afetou pouco o comércio de alimentos. Esses fatores, segundo Souza, devem estimular os agricultores a investir na produção conforme as exigências dos grandes compradores internacionais.

Para o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, os produtores mineiros de banana, bem como os das demais frutas, devem investir na busca da qualidade para expandir sua atuação também ao mercado interno. “Embora apenas 6% das famílias consumam frutas atualmente na quantidade recomendada, conforme dados da Abanorte, esse quadro deve mudar com uma campanha nacional que está programada com base na recomendação do consumo dos produtos dos nossos pomares. As frutas, além de ser saborosas, contribuem para uma vida saudável.” 

Norte lidera produção
A região Norte lidera o ranking estadual de produção com um volume da ordem de 328,6 mil toneladas em bananais espalhados por 41,4 mil hectares, sendo 90% ocupados pela variedade prata e o restante pela caturra. 

O Sul de Minas ocupa a segunda posição com 115,5 mil toneladas de banana em cerca de 11,0 mil hectares. Em seguida vêm a região do Rio Doce e a Zona da Mata, com safras estimadas de 45,3 mil toneladas e 41,1 mil toneladas, respectivamente. As áreas plantadas em cada uma dessas regiões são da ordem de 3,9 mil hectares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário