Importação de banana do Equador será tema de audiência pública

Publicado em 22/08/2013 09:04
743 exibições

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje o requerimento que solicita a realização de audiência pública para tratar sobre a possibilidade de importação de banana do Equador. A audiência pública deverá ser realizada antes que alguma decisão sobre a importação seja tomada.

A sugestão de realização de audiência pública partiu do deputado federal Valdir Colatto (PMDB –SC) que tem acompanhado o setor e buscado atender as suas solicitações. O deputado Colatto teve conhecimento do estudo realizado pela Embrapa sobre a possível vinda de doenças e pragas caso a banana do Equador seja trazida para o Brasil e expressou sua preocupação com o futuro do setor. “A nota técnica deixa muito claro que nós corremos sérios riscos com essa importação. Estamos enviando o documento ao Ministro das Relações Exteriores e ao Ministro da Indústria e Comércio, para que eles saibam exatamente o que está acontecendo. Nós precisamos de uma decisão do MAPA. Com a nota técnica, me parece que ficou mais difícil que a importação aconteça, especialmente pelas questões sanitárias”, ressaltou o deputado Colatto.

Para a audiência pública serão convidados representantes dos Ministérios de Indústria e Comércio, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Pecuária e Abastecimento, além de representantes da Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban), Federação dos Bananicultores de Santa Catarina (Febanana).

Tags:
Fonte: Dep. Valdir Colatto

0 comentário