Bananicultores reivindicam barreiras à importação do Equador

Publicado em 27/03/2014 11:54

A importação de banana do Equador está de volta à pauta no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na manhã da última quarta-feira (26), deputados e representantes dos produtores de banana estiveram em audiência com o Ministro Neri Geller para tratar da Instrução Normativa (IN) nº 3, de 20 de março de 2014, que possibilita a importação de banana do Equador.

A portaria, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, estabelece requisitos fitossanitários para a importação de bananas equatorianas. De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), “essa importação vai, comprovadamente, trazer pragas para o Brasil. Os bananicultores tem um relatório técnico que apontou a presença de insetos, fungos e bactérias, todas pragas quarentenárias, nas bananas do Equador. Não podemos admitir que essas pragas entrem no nosso país” enfatizou o deputado Colatto.

Além da questão fitossanitária, os deputados destacaram a importância econômica e social envolvidas. O Brasil é o terceiro maior produtor de banana do mundo e o produto tem grande importância econômica e social, especialmente porque 97% da produção provêm da agricultura familiar. “Somente em Santa Catarina, temos mais de 25 mil produtores, sendo que 5 mil tem na bananicultura sua principal fonte de renda”, acrescentou o deputado catarinense.

Também participaram da audiência os deputados federais Nelson Marquezelli (PTB-SP), Junji Abe (PSD-SP), Humberto Souto (PPS-MG), Mauro Mariani (PMDB-SC) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Os produtores estiveram representados pelo presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) Jorge Luis de Sousa; presidente da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), Agnaldo José de Oliveira; secretário de Estratégia rurais da prefeitura de Garuva/RS, Aroldo Acordi; presidente da Confederação Nacional da Bananicultura (Conaban), Dirceu Colares Moreira; e pelo presidente do Sindicato Rural do Vale do Ribeira, Jefferson Magario

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Valdir Colatto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário