Produtores iniciam colheita da uva e ameixa em Porto Alegre

Publicado em 08/01/2015 10:48

A solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (07/01), na propriedade de Luciano Bertaco (Rua Beco Império, 602 – Vila Nova), em Porto Alegre, marcou o início da colheita da uva e da ameixa na capital. A expectativa, neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Indústria de Comércio (SMIC), é que a safra chegue a 300 kg de uvas e 500 kg de ameixas. 

A safra, segundo o produtor, deve ser boa. No entanto, Bertaco afirma que o ano de 2014 foi complicado para a produção de frutas, tendo em vista as grandes perdas na colheita do pêssego ocasionadas por fatores climáticos. O produtor cultiva dois hectares com uvas Niágara branca e rosada e francesa, além de 500 pés de ameixa. Também se soma a esta área a produção familiar em São Jerônimo.

No evento, estiveram presentes o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos, o presidente do Sindicato Rural, Cléber Vieira, o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Pinheiro, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Humberto Goulart, o prefeito José Fortunatti, produtores, vereadores, autoridades e a rainha e as princesas da 24ª edição da Festa da Uva e Ameixa.

Durante a solenidade de abertura da safra, Bertaco também comentou sobre a necessidade de ampliação dos pontos de venda de frutas no centro da capital, enquanto outras autoridades destacaram a necessidade de aprovação do projeto que está na Câmara de Vereadores e que reinstitui a zona rural. Conforme Pinheiro, a matéria deverá ser aprovada ainda neste ano. “A zona rural é de vital importância para a manutenção da qualidade de vida em Porto Alegre”, ressaltou Luís Paulo Vieira Ramos.

Para escoar a safra das frutas de Porto Alegre, será promovida, a partir de sábado (10/01), a 24ª Festa da Uva e Ameixa, na Praça Nossa Senhora, de Belém Velho. A festa ocorrerá nos dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro, das 9 às 20h. Também estão sendo comercializadas uvas e ameixas na Praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, de segunda a sextas-feiras, das 8h às 20h.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário