Safra ruim da uva em SC deve afetar mercado de vinhos em até 4 anos

Publicado em 24/02/2016 07:54

O excesso de chuva e o inverno com temperaturas mais altas do que o normal não ajudaram no desenvolvimento da uva nas vinícolas de altitude de Santa Catarina. De acordo com a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavits), este ano o estado vai colher 30% a menos que o ano passado, como mostrou a RBS TV (veja vídeo acima).

Além de queda na qualidade da fruta, a produtividade dos parreirais despencou. Uma vinícola de Água Doce, no Oeste do estado, já chegou a colher 180 toneladas de uva. Neste ano, colheu apenas 16 toneladas.

Para o engenheiro agrônomo Edgar Favarin, foi uma safra "decepcionante". "Começamos com uma geada tardia, em setembro, que levou praticamente 60% da nossa produção de uvas. Temos uma média de chuva de 1.600 milímetros por ano. Neste ano tivemos mais de 2.500 milímetros".

Dólar alto eleva vendas

O que ameniza as perdas no campo, por ora, é o câmbio. Com o dólar alto, as vendas de vinhos nacionais estão aumentando.

"Nós não lançamos vinhos brancos com menos de um ano ou dois e tintos com menos de quatro anos. Então, ainda estamos com esse estoque normal, aproveitando este cenário positivo para o vinho nacional", disse o diretor comercial da vinícola de Água Doce, Guilherme Grando. Segundo ele, a safra ruim vai se refletir mais daqui a três ou quatro anos.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário