Safra da maçã em São Joaquim (SC) sofre piora e preços aumentam no país

Publicado em 15/03/2016 07:59

São Joaquim, na Serra catarinense, é responsável por um terço da produção nacional de maçãs. Apesar da associação dos produtores não ter divulgado números oficiais, eles estimam que houve uma queda de 40% na safra de 2016. Com isso, o preço do produto subiu.

"Eu já paguei até R$ 7 (o quilo), R$ 6,50. Já cheguei no supermercado e não pude levar maçã", diz uma consumidora.

Segundo os produtores, as principais causas para a redução de frutos foram o excesso de chuva durante a polinização, o inverno mais quente e a geada tardia ocorrida em setembro de 2015.

De 1,320 milhão toneladas que os produtores esperavam colher, só 900 mil devem sair dos pomares.

"Normalmente na época da safra o preço baixa, em qualquer situação, qualquer produto. A maçã como teve uma escassez, ela se manteve com preço muito bom desde o início da colheita da gala até hoje, sem redução de preço", diz o presidente da Associação de Produtores de Maçã e Pêra em Santa Catarina, Sálvio Rodrigures Proença.

Os produtores acreditam que é possivel haver falta do fruto nos mercados ainda neste ano. "Existe o risco lá de novembro, dezembro, de realmente faltar maçã. Isso não tenha dúvida que pode vir a faltar", diz o empresário Tulio Mattos.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário