Clima deve provocar quebra de 15% na safra de maçã do RS

Publicado em 28/03/2016 07:18

A safra da maçã no Rio Grande do Sul deve ter uma queda de 15% este ano. O clima não ajudou o desenvolvimento das frutas.

Quatrocentas mil toneladas de maçã devem ser colhidas nesta safra, com redução de 80 mil toneladas em relação à safra passada. O clima, influenciado pelo El Niño, não deu o que a planta precisava na época da brotação. Durante o inverno, faltou frio. Quando a temperatura caiu, já era tarde demais, o que provocou mais problemas.

“Tivemos geada, uma geada que chegou a sete graus negativos e isso afetou a flor. Depois começaram as chuvas. São 800 milímetros de chuva em cima da florada. A abelha precisa fecundar a maçã, não houve a fecundação. Então todos esses problemas foram se sucedendo e agravando a produção”, explica o agrônomo João Zanazi.

Algumas semanas antes do início da colheita faltou chuva, o que deixou a maça com um tamanho menor do que o esperado.

Com a oferta menor da fruta, o preço pago ao produtor nesta safra deve ser até 20% maior. O quilo da maçã está sendo vendido, em média, a R$ 1,50. Mas, em contrapartida os custos de produção também aumentaram, principalmente com a mão-de-obra e os tratamentos químicos, cotados em dólar.

Leia notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário