Chuvas estragam 26 mil toneladas de cebola no Paraná

Publicado em 31/03/2016 07:37

A série de chuvas fortes que atingiu o Paraná no fim de 2015 estragou cerca de 26 mil toneladas de cebola cultivadas no estado, de acordo com levantamento do governo estadual. O número equivale a 21% do potencial produtivo do estado, conforme o estudo.

As altas precipitações do último trimestre do ano passado prejudicaram a qualidade, a formação e o desenvolvimento dos bulbos de cebola, provocando escassez de produção e consequente elevação nos preços, explica o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).

Além disso, com excesso de água, a produção ficou vulnerável às doenças conhecidas popularmente como "camisa d'água" e "podridão mole", que tornaram a cebola ainda mais perecível.

“Estes problemas geram perdas de produtividade e descarte de bulbos durante a armazenagem, o que estimulou os produtores a comercializarem a cebola antecipadamente”, diz o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Salvador, do Deral.

Fora as chuvas, o setor também enfrenta dificuldade para encontra mão-de obra qualificada, o que também tem feito com que o preço da cebola aumente, garante Salvador.

“Este é um dos gargalos na estrutura da cadeia produtiva e traz, como consequência, o aumento no custo de produção”, afirma o engenheiro.

Apesar de perda, preço anima

Mesmo as perdas na safra não foram capazes de desanimar os produtores, que se animam com o preço em alta. Salvador ressalta que o quadro de escassez do produto elevou o preço da cebola no mercado este ano, compensando as perdas aos produtores.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - PR.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário