FAO reconhece trabalho da Epagri com Produção Integrada de banana

Publicado em 31/03/2017 12:59

O projeto “Sistematização, promoção e difusão das tecnologias alinhadas à Produção Integrada da banana no Estado de Santa Catarina", conduzido pela Epagri na Estação Experimental de Itajaí (EEI), foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como uma boa prática para o desenvolvimento sustentável. Ele passou a integrar a plataforma digital mantida pela organização, que dissemina e compartilha iniciativas replicáveis desenvolvidas no Sul do Brasil.

Melhor qualidade dos frutos, mais produtividade, conservação do solo e redução no uso de agrotóxicos são alguns dos resultados dessa prática. “O reconhecimento da FAO é uma divulgação importante das atividades que foram e estão sendo realizadas pela equipe de fruticultura da Epagri em Itajaí. O mundo vai ter acesso a esse conteúdo, pois ele será traduzido também para o espanhol, francês e inglês”, destaca o pesquisador André Beltrame.

O projeto, que iniciou em 2015, envolve tecnologias e ações que potencializam a Produção Integrada (PI) da banana entre produtores de Itajaí, Luiz Alves, Corupá, Garuva e Massaranduba. A PI preconiza a produção agrícola ambientalmente limpa, socialmente justa e economicamente sustentável, com práticas como redução de uso de insumos externos, produção de alta qualidade, monitoramento de pragas e doenças, segurança alimentar e rastreabilidade da produção.

O trabalho da Epagri envolveu a implantação de jardins clonais de matrizes de cultivares de bananas, totalizando 1.704m² de telados dentro da Estação Experimental de Itajaí. Esses jardins fornecem à cadeia produtiva mudas de bananeira com alta qualidade genética e sanitária, fundamentais para o atendimento às normas da Produção Integrada. Na EEI são mantidos os principais cultivares de banana plantados em Santa Catarina e no Brasil, como SCS451 Catarina (Prata Catarina), SCS452 Corupá (Nanicão Corupá), Grande Naine e BRS SCS Belluna. 

Outra etapa do trabalho foi a instalação de cinco unidades demonstrativas de bananais com foco em técnicas para renovação de plantas, correção espacial desuniforme e utilização de coberturas de solo. As unidades foram instaladas em propriedades de agricultores referência nos principais municípios produtores de banana do Estado e são usadas para demonstração das técnicas em dias de campo.

A Epagri ainda faz a distribuição de materiais técnicos de divulgação sobre o tema, como folders e cartilhas que abordam manejo dos bananais, cultivares, jardins clonais, ponto de colheita e normas da Produção Integrada da banana.

Graças a esse trabalho, foram renovados 131ha de bananais em 13 propriedades, impactando em melhoria na qualidade de frutos e aumento de produtividade em pelo menos 30%. Também foi garantida a conservação do solo por meio de coberturas verdes em 97ha de dez propriedades. Além disso, 60 produtores substituíram os herbicidas por roçadas em 616ha. Outros benefícios desse esforço foram a redução de perdas em pré e pós-colheita e o aumento da vida útil do produto nas prateleiras.

Essa é a quinta prática da Epagri a ser recomendada pela FAO. Outras quatro tecnologias da Empresa integram a plataforma: a Rede de Propriedades de Referência Tecnológicas (Reprotec), o Sistema de Produção Integrada do Tomate Tutorado (Sispit), a Produção Integrada de Cebola para o Estado de Santa Catarina (PIC) e o Sistema de Cobertura Telada Antigranizo e Controle de Geadas.

O projeto da Epagri com a PI de banana está disponível neste link: www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/areas-tematicas/agricultura/640-pibanana. Para acessar a plataforma, entre em www.boaspraticas.org.br.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Epagri

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário