Fungo põe em risco o maior produtor de maçãs do Brasil

Publicado em 26/04/2017 08:14

Após a colheita das maçãs gala e fuji, entre fevereiro e maio, os produtores de maçãs do Sul do Brasil precisam ficar em alerta para não comprometer a próxima safra. O outono traz o risco da contaminação do fungo cancro europeu em pomares.

Segundo informações da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a doença nas árvores pode ser percebida apenas na primavera, já que o período de incubação pode levar de quatro a seis meses. Santa Catarina, por exemplo, tem a maior produção maçãs do país e estima-se que esteja com 4% das propriedades contaminadas.

O alerta vale para toda a região. Atrás do estado catarinense e do Rio Grande do Sul, o Paraná é o terceiro maior produtor de maças do Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Maçãs (ABPM). Ao todo, cerca de 90% das plantações da fruta acontecem no Sul do país.

Segundo o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catariana (FAESC), Antônio Marcos Pagani de Souza, a doença não tem cura. Ele explica que, antes, o Brasil tinha vantagem na competitividade internacional por estar livre das principais pragas de macieiras. “Mas esse quadro pode mudar com o aumento da incidência do cancro europeu”, adverte.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário