Produtores de cebola do Sul do Estado recebem mais de 500 kg de sementes orgânicas

Publicado em 16/05/2017 10:13

Na sexta-feira (12/05), mais de 600 produtores de São José do Norte, Rio Grande, Tavares e Mostardas receberam sementes orgânicas de cebola.  O benefício foi viabilizado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, desenvolvido na região através da parceria entre Emater/RS-Ascar, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-RS) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Conab e prefeituras.

Em vista de incentivar e fortalecer a produção nesses quatro município, que representam mais de 50% do total da cebolicultura gaúcha, essa iniciativa, já implementada em 2015, foi retomada em resposta à demanda do Subcomitê de Cebola, com a preocupação de evitar a redução da área produtora. Ao todo, mais de 500 quilos de sementes foram entregues e a expectativa agora é que o Programa agregue sete toneladas de cebola plantadas na região.

Por outro lado, não só a agricultura familiar desses municípios foi atendida pelo programa. As sementes, fornecidas pela BioNatur são de pequenos produtores de Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas.

As cerimônias de entrega aconteceram durante todo o dia e, entre os presentes, estiveram o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o delegado da SEAD, Marcio Madalena, e o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, que em sua fala enfatizou a função do agricultor como “a mais vital do mundo para a sociedade, por ser ele quem coloca a comida na mesa do café da manhã à hora do jantar”. O projeto agora é tornar o programa um ponto permanente na agenda de políticas públicas do Governo do Estado.

Fonte: Emater/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões
Contratos futuros do cacau caem quase 10% na semana
Mamão/Cepea: Abril fecha com queda nas cotações do havaí
Cenoura/Cepea: Desafios na qualidade: preços ficam estáveis em MG, apesar da oferta limitada
Manga/Cepea: Após queda expressiva, preço da tommy mais que dobra na semana