Produtores de cebola do Sul do Estado recebem mais de 500 kg de sementes orgânicas

Publicado em 16/05/2017 10:13

Na sexta-feira (12/05), mais de 600 produtores de São José do Norte, Rio Grande, Tavares e Mostardas receberam sementes orgânicas de cebola.  O benefício foi viabilizado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, desenvolvido na região através da parceria entre Emater/RS-Ascar, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-RS) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Conab e prefeituras.

Em vista de incentivar e fortalecer a produção nesses quatro município, que representam mais de 50% do total da cebolicultura gaúcha, essa iniciativa, já implementada em 2015, foi retomada em resposta à demanda do Subcomitê de Cebola, com a preocupação de evitar a redução da área produtora. Ao todo, mais de 500 quilos de sementes foram entregues e a expectativa agora é que o Programa agregue sete toneladas de cebola plantadas na região.

Por outro lado, não só a agricultura familiar desses municípios foi atendida pelo programa. As sementes, fornecidas pela BioNatur são de pequenos produtores de Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas.

As cerimônias de entrega aconteceram durante todo o dia e, entre os presentes, estiveram o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, o delegado da SEAD, Marcio Madalena, e o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, que em sua fala enfatizou a função do agricultor como “a mais vital do mundo para a sociedade, por ser ele quem coloca a comida na mesa do café da manhã à hora do jantar”. O projeto agora é tornar o programa um ponto permanente na agenda de políticas públicas do Governo do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário